Profª ELISABETE
MARQUES PEREIRA DE OLIVEIRA
ATIVIDADE 2
História da Chapeuzinho
Vermelho
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita ; O
eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades,
relações e transformações.
Contextualização:
A prática
de contar histórias na Educação Infantil é fundamental para a ampliação do
repertório oral das crianças. O acesso a diferentes histórias favorece a
leitura ainda que não convencional, o que contribuirá com o processo de
alfabetização da criança.
Durante
nossas discussões nas reuniões de professores ( HTPC) resolvemos fechar para o ano de 2020 o
trabalho com o Projeto ¨Histórias ...além da história, onde a partir do
trabalho com Contos de Fadas e Fábulas aprofundaremos as questões relacionadas
aos valores que serão trabalhados com as crianças durante todo o ano.
Objetivos:
ü Dar acesso às crianças aos Contos de
Fadas e Fábulas;
ü Ampliar o vocabulário oral das
crianças;
ü Problematizar as situações que surgem
na história;
ü Propor atividades que envolvam as
famílias;
ü Explorar a partir da história valores
importantes como: (obediência aos pais, carinho pelos idosos, cuidados com os
idosos e cuidados ao tratar com estranhos).
ü Conceituar alimentos saudáveis e não
saudáveis
Etapa 1: Conhecer a história
Assista com sua criança a história da Chapeuzinho Vermelho
disponível em
Ou conte a história abaixo:
Chapeuzinho
vermelho
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua
mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem
vermelho.
Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma
cestinha de doces, para sua vovó:
– Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é
perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
Chapeuzinho adorava sua
avó, saiu em disparada, cantando de alegria. Queria
fazer uma surpresa para vovó. Começou a colher as
flores que encontrava no caminho.
A menina estava distraída com as flores,
quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o lobo
malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.
– Bom dia, chapeuzinho Vermelho.
– Bom dia.
– Aonde você está indo assim tão cedinho?
– Vou visitar minha vovozinha, que está muito
doente.
O lobo, como era muito esperto, disse a ela bem
depressa:
– Por que não vai pela floresta, que é bem mais
perto?
Ela ficou em dúvida, porque não gostava de
desobedecer sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo.
Enquanto chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo
rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo.
O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
_ Quem está
aí? Perguntou a velhinha.
O lobo respondeu, disfarçando a voz:
– Sou eu, Chapeuzinho Vermelho.
– Entre minha querida, aporta está aberta.
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma
só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e
ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela
encontrou o lobo e perguntou:
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca
tão grande?
– É para te comer!
Respondeu o lobo.
Dizendo isso, o lobo começou a correr atrás de
Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão.
Enquanto isso a menina escondeu dentro de um
velho armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um
caçador que passava escutou:
– Que ronco esquisito?
Ele entrou, e encontrou o lobo:
– Ah! É você que está aí seu malvado!
Escutando isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda
a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo,
cortaram a sua a barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram
muito felizes.
– E agora o que faremos com esse malvado?
Os três resolveram encher a barriga do lobo de
pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais
levantou. Todos ficaram aliviados e felizes.
O caçador foi embora,
e as duas foram se sentar na varanda e saborear
os doces. Chapeuzinho prometeu nunca
mais desobedecer a sua mãezinha.
Etapa 2: Problematização da história
Depois de assistir/ler a história com a criança
apresente para ela as seguintes questões:
1-
O que você sentiu ao ouvir a história da
Chapeuzinho Vermelho?
2-
O que aconteceu para a Chapeuzinho encontrar o
lobo?
3-
A Chapeuzinho seguiu os conselhos do lobo, você
faria isso? Por quê?
4-
A vovó estava doente. A comida que a Chapeuzinho
velou para ela era uma comida saudável?
5-
Oque você levaria para a vovó comer?
Etapa 3- Desenhando a história
Utilizando
o caderno de desenho peça para a criança desenhar a história da Chapeuzinho
vermelho.

Etapa 4: Sugestão de alimentos saudáveis para
colocar na cesta da vovó
1- Separe
folhetos de supermercados;
2- Peça para a
criança “ler” o folheto e fazer um “ X “ nos alimentos saudáveis que ela
levaria para a vovó;
3- Peça para a
criança recortar (utilizando uma tesoura sem pontas) os alimentos escolhidos no
folheto,
4- Explique
para a criança que nem todo alimento gostoso é saudável.
5- Desenhe no
caderno da criança uma cesta e peça para ela colar os alimentos selecionados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário