sexta-feira, 1 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 CHAPEUZINHO VERMELHO


Profª ELISABETE MARQUES PEREIRA DE OLIVEIRA

ATIVIDADE  2
História da Chapeuzinho Vermelho

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita ; O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Contextualização:
            A prática de contar histórias na Educação Infantil é fundamental para a ampliação do repertório oral das crianças. O acesso a diferentes histórias favorece a leitura ainda que não convencional, o que contribuirá com o processo de alfabetização da criança.
           Durante nossas discussões nas reuniões de professores ( HTPC)  resolvemos fechar para o ano de 2020 o trabalho com o Projeto ¨Histórias ...além da história, onde a partir do trabalho com Contos de Fadas e Fábulas aprofundaremos as questões relacionadas aos valores que serão trabalhados com as crianças durante todo o ano.
Objetivos:

ü  Dar acesso às crianças aos Contos de Fadas e Fábulas;
ü  Ampliar o vocabulário oral das crianças;
ü  Problematizar as situações que surgem na história;
ü  Propor atividades que envolvam as famílias;
ü  Explorar a partir da história valores importantes como: (obediência aos pais, carinho pelos idosos, cuidados com os idosos e cuidados ao tratar com estranhos).
ü  Conceituar alimentos saudáveis e não saudáveis

Etapa 1: Conhecer a história
Assista com sua criança a história da Chapeuzinho Vermelho disponível em
Ou conte a história abaixo:
Chapeuzinho vermelho
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho.
Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha de doces, para sua vovó:
– Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
Chapeuzinho adorava sua avó, saiu em disparada, cantando de alegria. Queria fazer uma surpresa para vovó.    Começou a colher as flores que encontrava no caminho.
 A menina estava distraída com as flores, quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.
– Bom dia, chapeuzinho Vermelho.
– Bom dia.
– Aonde você está indo assim tão cedinho?
– Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
O lobo, como era muito esperto, disse a ela bem depressa:
– Por que não vai pela floresta, que é bem mais perto?
Ela ficou em dúvida, porque não gostava de desobedecer sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo. 
Enquanto chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo. O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
_  Quem está aí?  Perguntou a velhinha.
O lobo respondeu, disfarçando a voz:
– Sou eu, Chapeuzinho Vermelho.
– Entre minha querida, aporta está aberta.
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela encontrou o lobo e perguntou:
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
– É para te comer!  Respondeu o lobo.
Dizendo isso, o lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão.
 Enquanto isso a menina escondeu dentro de um velho armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um caçador que passava escutou:
– Que ronco esquisito?
Ele entrou, e encontrou o lobo:
– Ah! É você que está aí seu malvado!
Escutando isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo, cortaram a sua a barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
– E agora o que faremos com esse malvado?
Os três resolveram encher a barriga do lobo de pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou. Todos ficaram aliviados e felizes.
 O caçador foi embora, e as duas foram se sentar na varanda e saborear os doces.  Chapeuzinho prometeu nunca mais desobedecer a sua mãezinha.
Etapa 2:  Problematização da história
Depois de assistir/ler a história com a criança apresente para ela as seguintes questões:
1-      O que você sentiu ao ouvir a história da Chapeuzinho Vermelho?
2-      O que aconteceu para a Chapeuzinho encontrar o lobo?
3-      A Chapeuzinho seguiu os conselhos do lobo, você faria isso? Por quê?
4-      A vovó estava doente. A comida que a Chapeuzinho velou para ela era uma comida saudável?
5-      Oque você levaria para a vovó comer?


Etapa 3- Desenhando a história

Utilizando o caderno de desenho peça para a criança desenhar a história da Chapeuzinho vermelho.


Etapa 4: Sugestão de alimentos saudáveis para colocar na cesta da vovó

1-      Separe folhetos de supermercados;
2-      Peça para a criança “ler” o folheto e fazer um “ X “ nos alimentos saudáveis que ela levaria para a vovó;
3-      Peça para a criança recortar (utilizando uma tesoura sem pontas) os alimentos escolhidos no folheto,
4-      Explique para a criança que nem todo alimento gostoso é saudável.
5-      Desenhe no caderno da criança uma cesta e peça para ela colar os alimentos selecionados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário