Profª
ELISABETE MARQUES PEREIRA DE OLIVEIRA
ATIVIDADE 3
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita; O eu, o
outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades,
relações e transformações ; Corpo, Gestos e Movimentos.
Contextualização:
Esta atividade é a segunda parte de
uma sequência didática elaborada a partir da História da Chapeuzinho Vermelho
(apresentada como proposta na semana anterior).
A ideia aqui é dar visibilidade
para o personagem Lobo e discutir seu comportamento dentro da brincadeira
proposta.
Objetivos:
ü Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de
expressão.
ü Demonstrar
empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos,
necessidades e maneiras de pensar e agir;
ü Ampliar as
relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
ü Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura a
pessoas e grupos diversos;
ü Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de
sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em
brincadeiras, dança, teatro e música;
ü Demonstrar controle e adequação do uso do seu corpo em
brincadeiras e jogos,escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,
entre outras possibilidades.
ü Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras,
jogos e atividades artísticas como dança teatro e música
ü Demonstrar
controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e
reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
ü Criar movimentos, gestos, olhares e
mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e
música.
ü Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura,
colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais.
Etapa 1...
Retomando a história da Chapeuzinho
Vermelho...
O
adulto deve retomar a história da Chapeuzinho Vermelho perguntando para a criança:
ü Lembra do Lobo da História da Chapeuzinho
Vermelho?
ü Na História o Lobo era bom ou mau?
ü A Chapeuzinho teve medo do Lobo?
ü Você teria medo daquele Lobo?
ü E se o Lobo te convidasse para brincar? Você
iria?
Etapa 2...
Apresentar a música: Enquanto Seu Lobo
Não Vem -XUXA
https://www.youtube.com/watch?v=Ge3T3ziW5Ks ou conte com ela a música abaixo
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM - Xuxa
VAMOS
BRINCAR NO BOSQUE,
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE,
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CALÇA.
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE,
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CALÇA.
VAMOS
BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CAMISETA.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CAMISETA.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O CASACO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O CASACO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O SAPATO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O SAPATO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
SEU LOBO ESTA?
ESTOU COM FOME E VOU COMER TODAS AS...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
SEU LOBO ESTA?
ESTOU COM FOME E VOU COMER TODAS AS...
AI, AI SOCORRO
AS FRUTAS DA VOVO! ESPEREM, EU SOU UM LOBO BONZINHO,
SÃO SÓ AS FRUTINHAS!
POXA, EU ME ARRUMEI TODINHO... AUUUUUU...
AS FRUTAS DA VOVO! ESPEREM, EU SOU UM LOBO BONZINHO,
SÃO SÓ AS FRUTINHAS!
POXA, EU ME ARRUMEI TODINHO... AUUUUUU...
Etapa 3...
Hora de brincar com a música
Proponha para criança a seguinte brincadeira:
ü O Seu Lobo (que será o adulto) fica escondido.
ü Enquanto isso a criança canta a música (Vamos brincar no bosque enquanto
seu lobo não vem ...Seu Lobo está?) Como numa brincadeira de esconde-esconde;
ü O adulto ainda escondido vai respondendo a cada pergunta feita pela
criança;
ü Na última pergunta (depois que ele colocou os sapatos), o adulto aparece
e diz:
ü Estou com fome e vou comer todas as... (começando então uma espécie de
pega- pega);
ü A criança ficará “assustada”... Então o adulto explica:
ü ... As frutas da vovó! Esperem,
eu sou um lobo bonzinho,
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho... Auuuuuu...
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho... Auuuuuu...
Etapa 4...
Invertendo os papéis
Agora o adulto vai brincar no bosque
e a criança passará a ser o Seu Lobo.
Etapa 5...
Conversar para
relaxar...
Apresentar para a criança as seguintes questões:
ü O que ela sentiu durante a brincadeira?
ü O lobo da História da Chapeuzinho era igual ao Seu Lobo da Música?
ü Lembra o que tinha no Bosque da Chapeuzinho
Vermelho? (árvores, flores e pequenos
animais).
Etapa 6...
Vamos desenhar o
Bosque da Chapeuzinho Vermelho
Desenhar no caderno de Desenho
ou numa folha avulsa.
(Não se esqueça das árvores,
flores, borboletas e outros bichinhos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário