sexta-feira, 1 de maio de 2020

Atividade 3 ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM


Profª ELISABETE MARQUES PEREIRA DE OLIVEIRA

ATIVIDADE  3
                                           ENQUANTO  SEU LOBO NÃO VEM

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita; O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações ; Corpo, Gestos e Movimentos.
Contextualização:
            Esta atividade é a segunda parte de uma sequência didática elaborada a partir da História da Chapeuzinho Vermelho (apresentada como proposta na semana anterior).
             A ideia aqui é dar visibilidade para o personagem Lobo e discutir seu comportamento dentro da brincadeira proposta.
Objetivos:

ü  Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
ü  Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
ü  Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
ü  Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos;
ü  Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música;
ü  Demonstrar controle e adequação do uso do seu corpo em brincadeiras e jogos,escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
ü  Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança teatro e música

ü  Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
ü  Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

ü  Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Etapa 1...
Retomando a história da Chapeuzinho Vermelho...
 O adulto deve retomar a história da Chapeuzinho Vermelho perguntando para a criança:
ü  Lembra do Lobo da História da Chapeuzinho Vermelho?
ü  Na História o Lobo era bom ou mau?
ü  A Chapeuzinho teve medo do Lobo?
ü  Você teria medo daquele Lobo?
ü  E se o Lobo te convidasse para brincar? Você iria?
Etapa 2...
Apresentar a música: Enquanto Seu Lobo Não Vem -XUXA
https://www.youtube.com/watch?v=Ge3T3ziW5Ks ou conte com ela a música abaixo
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM - Xuxa
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE,
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE,
ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CALÇA.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CAMISETA.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O CASACO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O SAPATO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM,
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
SEU LOBO ESTA?
ESTOU COM FOME E VOU COMER TODAS AS...
AI, AI SOCORRO
AS FRUTAS DA VOVO! ESPEREM, EU SOU UM LOBO BONZINHO,
SÃO SÓ AS FRUTINHAS!
POXA, EU ME ARRUMEI TODINHO... AUUUUUU...

Etapa 3...
Hora de brincar com a música
Proponha para criança a seguinte brincadeira:
ü  O Seu Lobo (que será o adulto) fica escondido.
ü  Enquanto isso a criança canta a música (Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem ...Seu Lobo está?) Como numa brincadeira de esconde-esconde;
ü  O adulto ainda escondido vai respondendo a cada pergunta feita pela criança;
ü  Na última pergunta (depois que ele colocou os sapatos), o adulto aparece e diz:
ü  Estou com fome e vou comer todas as... (começando então uma espécie de pega- pega);
ü  A criança ficará “assustada”... Então o adulto explica:
ü  ...  As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho,
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho... Auuuuuu...

Etapa 4...
Invertendo os papéis
Agora o adulto vai brincar no bosque e a criança passará a ser o Seu Lobo.

Etapa 5...
              Conversar para relaxar...
                Apresentar para a criança as seguintes questões:

ü  O que ela sentiu durante a brincadeira?
ü  O lobo da História da Chapeuzinho era igual ao Seu Lobo da Música?
ü   Lembra o que tinha no Bosque da Chapeuzinho Vermelho?  (árvores, flores e pequenos animais).
               
               Etapa 6...
               Vamos desenhar o Bosque da Chapeuzinho Vermelho
               Desenhar no caderno de Desenho ou numa folha avulsa.
              (Não se esqueça das árvores, flores, borboletas e outros bichinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário