ATIVIDADE PARA TURMA DE FASE 2
PROFESSORA:
ELISABETE MARQUES PEREIRA DE OLIVEIRA
BOLA AO CESTO
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Vivemos
um período de isolamento social, um momento jamais vivido pelas famílias dessa
e de muitas outras gerações. Na escola realizamos semanalmente atividades com
bolas onde as crianças podem jogar, chutar e lançar bolas de diferentes
tamanhos e texturas.
Ficar em casa com crianças pequenas neste contexto exige muitos cuidados
e criatividade. O brincar é parte natural da infância, sendo assim aproveitemos
as brincadeiras para distrair, gastar energia e ensinar diversos conceitos
importantes para as crianças.
OBJETIVOS:
Demonstrar controle e adequação do uso
do seu corpo em momentos de cuidado, brincadeiras e jogos, escuta e reconto de
histórias, atividades artísticas entre outras possibilidades.
Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por
noções como frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver
em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima,
abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária
e adultos.
Reforçar a importância dos cuidados com a higiene das mãos.
Reforçar a importância da higienização dos brinquedos e objetos
compartilhados durante as brincadeiras
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Materiais:
v Bolas de diferentes tamanhos,
pesos e texturas, que possam ser encontradas em casa dentre os brinquedos das crianças
ou providenciadas antecipadamente e lavadas com água e água sanitária.
v Materiais para alvos que estejam
disponíveis em casa: bambolê, cestas, bacias, baldes, cones, garrafas pet,
dentre outros (todos previamente limpos com água e água sanitária).
Espaços:
Uma
sala com os móveis afastados, quintal, garagem ou qualquer outra área onde a
criança possa se movimentar com segurança e lançar as bolas.
Participantes: 02 ou mais (pode ser uma criança e um adulto caso
não tenha outra criança na casa).
Itens para Higienização: Sabonete líquido, água sanitária, água, papel toalha
ou papel higiênico.
Tempo sugerido: Aproximadamente 60 minutos.
Etapa 1
Sentem-se
para uma conversa sobre a atividade que irião realizar.
(Lembrando de manter a distância mínima de
mais ou menos 2 metros entre os participantes).
Conte a
elas que a atividade será bolas variadas, que elas irão explorar e depois
escolher o que farão com elas.
Explicar
que cada participante deverá higienizar as mãos antes de tocar nas bolas.
Para
estimular as crianças a lavarem as mãos proponho ouvir ou cantar junto com a
criança a música Lavar as mãos com Arnaldo Antunes disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk
Lavar As Mãos
Arnaldo
Antunes
Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
Explique
também que existe uma regra importante que não pode ser quebrada (cada vez que
trocar de bola as mãos deverão ser higienizadas com água e sabão).
Etapa 2
Coloque
no centro do espaço escolhido várias bolas de tamanhos, texturas e pesos
distintos e convide as crianças para explorá-las, identificando as diferenças
de cada uma delas.
Com as
crianças já em contato com as bolas e percebendo os possíveis alvos que podem
ser usados para jogar, permita que escolham os que vão usar na brincadeira.
É
provável que elas elejam objetos como bambolês, que podem ser fixados no alto
ou embaixo, objetos que delimitam como se fosse um gol, cestas ou bacias,
dentre outros.
Com os
alvos já montados, problematize sobre que bola é melhor para determinado alvo,
a mais leve ou a mais pesada, e como irão jogá-la: chutando forte ou fraco, com
as mãos para baixo ou para cima.
Também
defina com elas quais movimentos a bola tem que fazer no alvo (como passar em
cima, dentro, embaixo, ao lado).
Deixe que as crianças experimentem as bolas,
levantem hipóteses, busquem alternativas e explorem os alvos e as bolas livremente,
até chegarem à conclusão de quais movimentos e de qual bola é a melhor para o
alvo escolhido. Brinque com elas, instigando-as durante a brincadeira.
Incentive-as
para que ajudem umas às outras, ensinando como fazer os movimentos, jogar e
acertar o alvo com a bola.
Aproveite
para fazer fotos deste momento.
Para finalizar:
Recolha todas as bolas e explique para as
crianças que elas serão lavadas novamente.
Lembrar as crianças de cumprir a regra
principal (lavar bem as mãos).
Para acalmar...
Depois de realizar a atividade proponha para a
criança fazer um desenho da brincadeira seguindo as seguintes orientações:
Peça para a criança abrir o caderno (aquele de
desenho recebido no Kit Escolar);
O adulto escreve na parte de CIMA (Jogo de
bola ao cesto);
A criança deve escrever seu nome em BAIXO;
A criança deve fazer o desenho da brincadeira
realizada no MEIO da folha.
A criança deve ser orientada a desenhar as
pessoas que participaram da brincadeira e os objetos utilizados.
As fotos deverão ser salvas para exposição
futura na escola.
Atividade
adaptada do site https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2860/jogos-no-quintal
acesso em 23/03/20.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário