sexta-feira, 1 de maio de 2020

ATIVIDADE 1 BOLA AO CESTO



ATIVIDADE PARA TURMA DE FASE 2

PROFESSORA: ELISABETE MARQUES PEREIRA DE OLIVEIRA

BOLA AO CESTO

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.

CONTEXTUALIZAÇÃO:
           Vivemos um período de isolamento social, um momento jamais vivido pelas famílias dessa e de muitas outras gerações. Na escola realizamos semanalmente atividades com bolas onde as crianças podem jogar, chutar e lançar bolas de diferentes tamanhos e texturas.
          Ficar em casa com crianças pequenas neste contexto exige muitos cuidados e criatividade. O brincar é parte natural da infância, sendo assim aproveitemos as brincadeiras para distrair, gastar energia e ensinar diversos conceitos importantes para as crianças.
OBJETIVOS:
        Demonstrar controle e adequação do uso do seu corpo em momentos de cuidado, brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas entre outras possibilidades.
        Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
        Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

        Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

        Reforçar a importância dos cuidados com a higiene das mãos.

        Reforçar a importância da higienização dos brinquedos e objetos compartilhados durante as brincadeiras


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Materiais:
v  Bolas de diferentes tamanhos, pesos e texturas, que possam ser encontradas em casa dentre os brinquedos das crianças ou providenciadas antecipadamente e lavadas com água e água sanitária.
v  Materiais para alvos que estejam disponíveis em casa: bambolê, cestas, bacias, baldes, cones, garrafas pet, dentre outros (todos previamente limpos com água e água sanitária).
Espaços:
Uma sala com os móveis afastados, quintal, garagem ou qualquer outra área onde a criança possa se movimentar com segurança e lançar as bolas.
Participantes: 02 ou mais (pode ser uma criança e um adulto caso não tenha outra criança na casa).
Itens para Higienização: Sabonete líquido, água sanitária, água, papel toalha ou papel higiênico.
Tempo sugerido: Aproximadamente 60 minutos.

Etapa 1
 Sentem-se para uma conversa sobre a atividade que irião realizar.
 (Lembrando de manter a distância mínima de mais ou menos 2 metros entre os participantes).
Conte a elas que a atividade será bolas variadas, que elas irão explorar e depois escolher o que farão com elas.
Explicar que cada participante deverá higienizar as mãos antes de tocar nas bolas.
Para estimular as crianças a lavarem as mãos proponho ouvir ou cantar junto com a criança a música Lavar as mãos com Arnaldo Antunes disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk

Lavar As Mãos

Arnaldo Antunes


Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
Explique também que existe uma regra importante que não pode ser quebrada (cada vez que trocar de bola as mãos deverão ser higienizadas com água e sabão).
Etapa 2
Coloque no centro do espaço escolhido várias bolas de tamanhos, texturas e pesos distintos e convide as crianças para explorá-las, identificando as diferenças de cada uma delas.
Com as crianças já em contato com as bolas e percebendo os possíveis alvos que podem ser usados para jogar, permita que escolham os que vão usar na brincadeira.
É provável que elas elejam objetos como bambolês, que podem ser fixados no alto ou embaixo, objetos que delimitam como se fosse um gol, cestas ou bacias, dentre outros.
Com os alvos já montados, problematize sobre que bola é melhor para determinado alvo, a mais leve ou a mais pesada, e como irão jogá-la: chutando forte ou fraco, com as mãos para baixo ou para cima.
Também defina com elas quais movimentos a bola tem que fazer no alvo (como passar em cima, dentro, embaixo, ao lado).
 Deixe que as crianças experimentem as bolas, levantem hipóteses, busquem alternativas e explorem os alvos e as bolas livremente, até chegarem à conclusão de quais movimentos e de qual bola é a melhor para o alvo escolhido. Brinque com elas, instigando-as durante a brincadeira.
Incentive-as para que ajudem umas às outras, ensinando como fazer os movimentos, jogar e acertar o alvo com a bola.
Aproveite para fazer fotos deste momento.
Para finalizar:
Recolha todas as bolas e explique para as crianças que elas serão lavadas novamente.
Lembrar as crianças de cumprir a regra principal (lavar bem as mãos).
Para acalmar...
Depois de realizar a atividade proponha para a criança fazer um desenho da brincadeira seguindo as seguintes orientações:
Peça para a criança abrir o caderno (aquele de desenho recebido no Kit Escolar);
O adulto escreve na parte de CIMA (Jogo de bola ao cesto);
A criança deve escrever seu nome em BAIXO;
A criança deve fazer o desenho da brincadeira realizada no MEIO da folha.
A criança deve ser orientada a desenhar as pessoas que participaram da brincadeira e os objetos utilizados.
As fotos deverão ser salvas para exposição futura na escola.
Atividade adaptada do site https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2860/jogos-no-quintal acesso em 23/03/20.


        


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário